Go to content; Go to main menu; Go to languages.
Menu

Dicas para fotografar o seu bebê anencéfalos

Porque imagens são importantes para a família

  • Uma foto lhe ajuda a confirmar a existência do seu bebê, mas também a sua morte.
  • Uma foto lhe mostra exatamente como seu bebê era, sem que você tenha que se contentar com lembranças vagas ou fantasias.
  • Uma foto lhe dá a chance de dividir o seu filho com outras pessoas. No seu luto você pode mostrar às pessoas o porquê do luto! Não por uma fantasia ou um sonho e sim, pelo seu filho real!
  • Uma foto pode eventualmente ser a única lembrança do seu bebê. Para irmãos que neste momento ainda eram muito pequenos para entender ou para aqueles que ainda não haviam nascido pode ser importante poder mostrar quem era o irmãozinho.

 

Quem tirará as fotos e com qual equipamento?

Na maioria das maternidades particulares é possível tirar fotos instantâneas. Essas fotos têm a vantagem de que pode se ver imediatamente se uma foto ficou boa ou não. Você também terá uma imagem que poderá dividir com todas as pessoas presentes. Fotos instantâneas, porém têm a desvantagem de apagar com o passar dos anos e é muito difícil reproduzi-las.
Em hospitais públicos geralmente não existe este recurso, por isso, quem tiver seu bebê em uma maternidade pública, deve levar uma máquina fotográfica e insistir para poder tirar fotos. Exija o seu direito de ter esta lembrança do seu bebê!

Tire quantas fotos forem necessárias, peça às enfermeiras para tirarem fotos, elas certamente estranharão mas lhe concederão este desejo!

Se puder, leve quantos filmes achar necessário, melhor levar mais do que correr o risco de não ter imagens depois. Pode parecer meio exagerado, mas não esqueça nunca, que os momentos que tem com seu filho nunca se repetirão! No nascimento de Anouk usamos um filme inteiro. Achei muito naquela época, mas hoje às vezes penso que ainda poderia ter tirado mais...
Conheço relatos de casais que tiveram que lutar para conseguir tirar uma foto do seu filho, porque já havia morrido. Não se deixem impedir, mesmo que seu filho não esteja mais vivo, se você achar que esta lembrança será importante, faça valer o seu direito, mesmo que sejam só poucas fotos, mesmo que seja só uma!
Mais uma dica: é possível que seu bebê não tenha uma cor de pele rosada e saudável, já que lhe falta oxigênio ou porque talvez já tenha falecido quando for tirar as fotos. Mesmo fotos que forem tiradas com filme colorido podem ser transformadas em fotos preto e branco depois, onde não se vê esta diferença na coração da pele.
Alguns pais pedem a um fotógrafo profissional para tirar fotos, o que pode resultar em imagens muito bonitas.

 

Em que momentos podemos tirar fotos?

Existem várias possibilidades e momentos para fotografar seu bebê:
Nos seus braços
Com a família
Nos braços das enfermeiras
Tire o máximo de fotos possíveis do rostinho do seu bebê, esta é a lembrança que mais queremos ter mais tarde!
Principalmente em um bebê anencéfalo pode ser importante tirar fotografias do resto do corpinho, para recordar como ele era perfeito!

Cada bebê tem alguma característica: os dedinhos compridos, as perninhas gordinhas etc.
Não hesite em tirar fotos também da cabecinha sem gorro, se sentir necessidade.

Aqui alguns exemplos muito bonitos. Todas estas imagens são protegidas legalmente e não podem ser copiadas sem autorização de anencephalie-info.org! Clique na foto para vê-la em tamanho original, depois clique no botão “voltar” do seu navegador para retornar a esta página.

Os dedos perfeitos de Angela Os dedos perfeitos de Angela
Os dedos compridos e bonitos de Emily Rose Os dedos compridos e bonitos de Emily Rose
O corpinho perfeito de Benedict Oliver O corpinho perfeito de Benedict Oliver
Seus pés Seus pés
Suas mãos Suas mãos
Cecília, a irmã mais velha de Benedict segura sua mãozinha Cecília, a irmã mais velha de Benedict segura sua mãozinha

 

Se um bebê nascer morto

Tire fotos mesmo assim! Espero de todo coração que você possa ver seu filho vivo, ainda que seja por alguns instantes. Mas mesmo bebês que nascem vivos, podem morrer antes que possam ser fotografados. Não hesite em tirar fotos do seu filho mesmo assim, mesmo que já tenha falecido!

Às vezes é difícil lembrar o que aconteceu quando se estava em estado de choque. (Pois mesmo que você já saiba que perderá seu filho após o parto, o momento em que tudo se torna realidade provavelmente lhe remeterá em estado de choque). Quando se vê o filho em estado de choque e sob influência dos hormônios de parto, pode ser que as lembranças sumam com o passar dos tempos. Para que isto não aconteça, as fotos são muito importantes.

Somos um povo de fotógrafos. Muitos museus mostram bonitas fotos do nosso passado. Em todos os lugares existem álbuns de família e a máquna fotográfica não costuma faltar nas casas. Durante a era Victoriana, quando a fotografia se tornou conhecida, era comum que fossem tiradas fotos de familiares falecidos. Estas fotos eram enviadas a membros da família que moravam longe demais para estarem presentes no velório. Nossos antepassados pareciam ter reconhecido de que a morte era um acontecimento tão importante a fim de ser documentado.
Durante os últimos anos tem se percebido, de que no falecimento de um bebê, a família prestigia muito uma foto dele. Muitas vezes esta imagem é a única recordação da experiência passada...a única recordação real.

Tudo mencionado acima evidentemente vale para esta experiência também! As fotos mais bonitas são aquelas, em que nosso filho estava nos braços de alguém que o ama. Mas nem todos os pais têm a força para carregar seu filho morto. Por isto eu dou aqui algumas dicas de como tirar fotos de um bebê já falecido. É importante que a moldura seja bonita, afinal, estas fotos mostrarão o seu bebê como integrante da família.

Um aspecto importante ao fotografar bebês falecidos é o fundo da imagem e na maneira como o bebê está enrolado ou vestido. Um fundo colorido tem um efeito muito bom e enrolar o bebê delicadamente em uma cobertinha, sem apertá-la e mostrando os ombrinhos do bebê darão a impressão de que ele está dormindo. Um moisés também faz um efeito muito bonito.

 

última atualização 19.10.2007