Go to content; Go to main menu; Go to languages.
Menu

Acompanhamento de um casal durante a gravidez de um bebê com anencefalia

 

"O pronunciamento do nome do meu filho
enche de lágrimas os meus olhos,
mas também traz música aos meus ouvidos.
Se você realmente é meu amigo,
deixe-me ouvir a música maravilhosa de seu nome!
Ela acalma o meu coração partido
e canta para a minha alma!"

Autor desconhecido

 

Você tem amigos, parentes ou pacientes que estão esperando um bebê com anencefalia. Gostaria de lhe agradecer de coração por visitar esta Homepage! Para os pais que passam por esta situação é muito importante que você se interesse e se importe com o que está acontecendo.
Talvez você diga que nada pode fazer que não está em suas forças, fazer algo ou mudar a situação. Em parte isto é verdade, em parte não é. Você não tem como preservar os pais desta dor, também não pode oferecer uma saída para a situação. Mas, pessoas próximas que aceitaram que nada podem fazer, muitas vezes são as pessoas que mais ajudam com a simples presença. Só pelo fato de você estar presente, de ouvir, de abraçar, de acolher, de oferecer ajuda em questões práticas. Isto é tudo!

Também depende da sua postura, como os pais se sentem. Apóie a decisão deles e não fique questionando ou desconversando, fingindo que nada está acontecendo, omitindo. Dê nome ao que está acontecendo, não tenha medo de falar com os pais diretamente sobre o estado de saúde do bebê, sobre a fatalidade. Não tenha medo de dizer alguma coisa errada, o único erro, é não dizer nada, é não agir e deixar os pais sozinhos nesta situação!

 

Aqui você encontrará alguns exemplos concretos do que você pode fazer, para ajudar a família que espera um bebê anencéfalo.

Poema – um elefante no nosso espaço

 

"Você não tem idéia do peso da carga que não carrega."

Da África

 

"Nenhum Ser Humano pode libertar o outro da sua dor,
Mas pode encorajá-lo a enfrentar esta dor."

Selma Lagerlöf

 

"Um amigo seguro se reconhece em situações inseguras"

Marcus Tullius Cicero

 

última atualização 19.10.2007